sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Dez perguntas para comprar sua câmera

As câmeras digitais se mantêm firmes e fortes entre os eletrônicos mais desejados. O problema, para a maioria das pessoas, é decidir qual modelo comprar ou pedir de presente. Se este é o seu caso, tente responder as perguntas abaixo e saiba, desde já, que não existe uma resposta padrão para “qual câmera comprar” – tudo depende do perfil e expectativas de cada pessoa.
1 – Quantos megapixels? Tanto faz. Sério. Acima de cinco eles não fazem mais diferença
alguma para a maioria dos usuários de câmeras compactas. Aliás, em alguns casos, mais megapixels podem até piorar a qualidade da imagem.
2 – Compacta ou reflex? Apesar do preço ter caído muito, as câmeras reflex (aquelas grandonas, com lentes intercambiáveis) não são para qualquer um. Exigem a compra de lentes caras e são um verdadeiro trambolho. Na dúvida, compre uma compacta.
3 – Quão compacta? segmentos que vão das ultracompactas, fininhas que cabem no bolso da camisa, até as “SLR-like”, de corpo avantajado e lente protuberante, com pinta de reflex. Você prefere portabilidade ou mais recursos e zoom?
4 – Quanto zoom? Por falar nele, esta é uma das decisões mais difíceis. Zoom (ótico, sempre) de mais de 4X implica em lentes maiores que comprometem a portabilidade da câmera. Logo, melhor ficar entre 3 e 4X ou pular direto para 8X ou mais.
5 – Só o número de “X” importa? Não mesmo. Cada vez mais é importante olhar outras características da lente. Quanto menor o número da abertura máxima, melhor e, para muita gente, um zoom grande angular, partindo de 28mm, é fundamental.
6 – Preciso de estabilizador? Quase todas as câmeras novas têm algum tipo de estabilização. Ela é fundamental em zooms mais poderosos e pode ajudar até nas câmeras de menor alcance, mas deve ser sempre ótica/mecânica, e nunca digital.
7 – Metal ou plástico? No território das ultracompactas, as metálicas são menores e mais estilosas, mas custam mais caro. Nos modelos maiores, corpo metálico é sinônimo de resistência para agüentar a rotina dos profissionais. E, novamente, preço maior.
8 – E os acessórios? Pilhas recarregáveis ou bateria extra são fundamentais, assim como um cartão de memória de 1 GB ou mais, cada vez mais baratos. Como os do padrão SD são os mais usados, o ideal é comprar uma câmera que aceite este tipo.
9 – Filma eu? Quase toda câmera fotográfica digital moderna também serve para filmar, mas algumas produzem vídeos bem melhores que outras. Se você quer o recurso, procure modelos com tempo de gravação ilimitado e qualidade de DVD ou superior.
10 – Qual a marca? Nossa resposta é sempre a mesma. Pense nas empresas que você associaria a fotografia dez anos atrás e fique com elas. Como é a qualidade ótica que faz diferença, melhor comprar câmera de fabricante de câmera.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

NTE inicia curso básico de Linux

O NTE 04 iniciou neste dia 10/12 o curso de Linux Básico para Gestores, Professores e Multiplicadores do Estado em Santo Antonio de Jesus. Foram oferecidas 20 vagas, com carga horária de 40 horas em regime intensivo. A previsão de término é dia 18 de dezembro do corrente ano.
O curso objetiva atender especialmente aos multiplicadores para que eles possam ser divulgadores nas escolas públicas da jurisdisção do NTE 04 (Direcs 04,05 e 29)

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Segurança na Internet: Fique atento!

Perda de dinheiro: brasileiros estão preocupados com roubo de identidade na web Os brasileiros estão bastante apreensivos com o acesso ilegal e o uso inadequado de informações pessoais na internet, que resultam em perda de dinheiro. De acordo com pesquisa encomendada pela multinacional de tecnologia Unisys, 79% deles estão extremamente ou muito preocupados. O levantamento, realizado com 1,5 mil brasileiros de 18 a 60 anos pela Independent Communications, mostra que apenas 6% das pessoas entrevistadas estão "nada preocupadas" com as ameaças virtuais, as quais trazem prejuízos financeiros. Perda de dinheiro Para o especialista em segurança digital, Sérgio Leandro, o roubo de identidade pela web é uma fraude que tem crescido no Brasil, pois, a cada dia, aumenta o número de pessoas com acesso à internet e, consequentemente, o número de transações bancárias on-line e compras virtuais. Ainda de acordo com ele, os fraudadores usam táticas que atraem os internautas para aplicar os golpes, como mensagens do tipo "Tire seu nome do cadastro de inadimplentes", "Veja as fotos da festa de sexta-feira". "Ao clicar no e-mail, um software é baixado no computador. Sem que o usuário perceba, são coletados números de contas bancárias e de cartões de crédito e respectivas senhas. A vítima só vai descobrir o golpe quando aparecer um rombo em sua conta corrente". Fraude e segurança O principal golpe de roubo de identidade é o phishing, que envia mensagens atrativas para os internautas com a finalidade de instalar o programa malicioso. Diariamente, quase 8 milhões de e-mails com a modalidade de fraude são enviados para usuários de todo o mundo, em especial no Brasil e nos Estados Unidos. Mas, para fugir destes golpes, Leandro dá as seguintes dicas aos internautas: Nunca faça downloads de software desconhecido a partir de e-mails que não reconhece; Procure sempre digitar o endereço URL da página web que pretende acessar. A fraude por phishing utiliza links que, de forma camuflada, encaminham o usuário para falsos sites dos bancos. É sempre mais seguro digitar o endereço do banco diretamente no browser, para garantir que está no site legítimo; Sempre que receber um e-mail suspeito, não abra arquivos anexos nem clique nos links; Cheque se o cadeado do site realmente refere-se à identidade apresentada; Dados bancários ou de cartões de crédito só devem ser enviados se o comprador iniciou uma negociação. Empresas sérias nunca solicitam dados de confirmação e muito menos senhas. Estas são pessoais e intransferíveis; Ao comprar pela internet, jamais passe dados pessoais ou financeiros por e-mail. De novo, empresas confiáveis solicitam essas informações no próprio site, informando claramente os aspectos de segurança e condições comerciais.Uso da internet Pesquisa da e-bit mostrou que a participação dos internautas com renda inferior a R$ 1 mil subiu 6%, em 2001, para 8%, em 2006. Além disso, deverá aumentar 40% nos próximos cinco anos. O uso da internet, tanto para fins corporativos como pessoais, poderá ultrapassar a capacidade de infra-estrutura em 2010 em todo o mundo, e principalmente na América do Norte, onde a demanda é maior. A pesquisa, da empresa Nemertes Research, indicou também que o investimento para evitar que isso aconteça deve ser de US$ 42 bilhões a US$ 55 bilhões, somente nos Estados Unidos. No mundo todo, estima-se que devam ser investidos US$ 137 bilhões.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Sua caixa postal mais organizada

Bárbara Oliveira Os webmails ganharam maturidade, enriqueceram seus recursos, ampliaram suas capacidades e ficaram mais rápidos, mesmo num ambiente online, já que utilizam as vantagens da Web 2.0, desenvolvidos em linguagem AJAX (Asyncronous JavaScript and XML). E melhor, eles estão muito parecidos com o Outlook Express. Quem ganha com isso é o usuário que já pode se valer desses programas online para tirar o melhor proveito de sua caixa postal, filtrando spams, bloqueando remetentes indesejáveis, arrastando e soltando mensagens em pastas diversas, usando o teclado para atalhos, agendando compromissos, etc. Essas tarefas são possíveis mesmo em outro PC, fora de casa ou do escritório. O novo Yahoo! Mail, tem esse jeitão do Outlook. O usuário nem nota quase a diferença, a não ser pelo fato de que cada ação exige um "carregamento" da página (afinal, este é um programa da Web), mas isso é rápido. Estão ali todas as abas e funções necessárias a um bom gerenciamento de e-mails: caixas para mover as mensagens, caixa de spam, ações para sinalizar, classificar conteúdos (por data, assunto, tamanho, por anexo, remetente) e adicionar contatos, pastas para assuntos pessoais e profissionais, etc. Dito assim, parece simples. Na verdade, a criação de regrinhas para a organização da caixa postal, principalmente se ela é usada como ferramenta de trabalho, não é tão complicado como parece, mas exige um pouco de paciência do usuário até ele adotar uma rotina diária. Depois, fica tudo mais fácil para se manter o correio eletrônico bem organizado, mesmo que o usuário receba dezenas de mensagens diariamente. A melhor dica é a criação de pastas. Algumas pessoas separam essas pastas por remetente, outros por assuntos ou, simplesmente, "para ler". Neste último caso, todas as mensagens importantes e que devem ser lidar ficam ali, e se o usuário não tiver tempo de ler naquele momento que recebe, fará isso mais tarde. Os e-mails também podem ser separados por remetente: "família", "amigos", "colegas", "clientes", "fornecedores", e assim por diante. Se for por assunto, pode-se separar em caixas "para responder", "assuntos pendentes", "receitas", e tudo o que a necessidade do usuário determinar. Assim, cada correspondência que chega ela é arrastada para sua caixinha. Importante: mantenha somente o essencial, senão não valerá a pena esse tipo de separação. Os webmails, assim como o Yahoo! já permitem o recurso de arrastar e soltar. Com ele, a caixa de entrada fica mais limpa e provoca menos estresse. Livrar-se dos spams e dos remetentes 'malas', que só mandam abobrinhas, é outro problema para quem lida com excesso de mensagens. Se a pessoa já sabe reconhecer esses chatos, é fácil criar regras para não perder tempo com eles. O uso de filtro para esse tipo de e-mail indesejado é bastante comum também nos webmails. A classificação é baseada em algum campo da mensagem (por remetente; por assunto, que aparece com freqüência no campo). Usando esses campos para filtrar as correspondências, elas vão cair diretamente nas devidas pastas (tipo "coisas inúteis", "amigos da faculdade", "spams". Dá pra configurar uma proteção anti-spam para eles serem apagados na hora ou serem salvos por uma semana na pasta de e-mails indesejados. As imagens também podem ser bloqueadas se elas chegarem de remetentes "suspeitos". Um recurso legal do novo Yahoo! para evitar que os spams caiam na caixa postal do usuário é o AddressGuard. É criado um endereço eletrônico descartável só para ele se relacionar com sites e lojas online que exigem um e-mail de cadastro. Assim, se a pessoa começa a receber muitos spams dessas lojas e sites de serviços, ele cancela o endereço. Listas de discussão também costumam ser uma "roubada", especialmente se o usuário não está mais participando ou perdeu o interesse nelas. Se for este o seu caso, esqueça e retire seu nome do cadastro. O mesmo procedimento é válido para newsletters. Se um e-mail exigir mais tempo para responder, pode ser um contrato, uma declaração, um currículo, o ideal é agendar isso para fazer depois. Os webmails já dispõem de agenda. No Yahoo!, na aba Opções, as configurações da agenda/calendário podem ser salvas para avisar o usuário sobre o compromisso - via e-mail (um alerta também fica ativo abaixo da caixa de diálogo) ou pelo Messenger, na mesma data em que foi agendado - e com lembretes sistemáticos (com minutos, horas ou dias de antecedência). A capacidade dos webmails cresceu (alguns oferecem 5GB), e ficou ilimitado no caso do Yahoo! Mail. Portanto, está mais confortável receber fotos, apresentações, vídeos. Mas isso também requer cuidado porque muitas coisas vêm com vírus ou phishing. A regra é válida para tudo. Só abra links ou imagens de fontes confiáveis. Além do mais, serviços de e-mail não são apropriados para armazenarem esses tipos de arquivos, pois ocupam muito espaço no servidor. O ideal é transferi-los para o computador. *Bárbara Oliveira é repórter de tecnologia e ex-editora de informática do Jornal da Tarde

sábado, 17 de novembro de 2007

A importância da tecnologia na Educação

Assistindo o primeiro Fantástico do ano de 2005 algumas perguntas povoaram minha cabeça quando mostraram o que a tecnologia irá fazer por nós daqui a 15 anos....Geladeira que fala? Carro que estaciona sozinho? As máquinas ficam mais inteligentes, e nós?A utilização dos recursos tecnológicos é um caminho sem volta, às vezes se leva tempo para dominá-los e muitas vezes cometemos vários equívocos. E as escolas??? Como se preparam para os próximos 15 anos? E nós professores??? As escolas têm equipamentos, mas ainda engatinhamos na maneira de utilizá-los. Para a dominação dessa tecnologia é preciso dispor de algum tempo, o problema é que nesse período de tempo, novas tecnologias serão desenvolvidas, embora a aceleração da produção em informática tenha diminuído consideravelmente. Atenção eu escrevi diminuído e não parado!!! Fomos criados com medo da tecnologia, ouvindo de nossos pais coisa como “- Não põe a mão no botão...vai quebrar a TV”, sem dúvida à próxima geração de educadores deverá ter mais facilidade com a informática e quem não conseguir, vai ficar à margem dos próprios alunos, uma vez que eles nasceram na era da tecnologia. Com isso se exige do professor uma preparação e atualização com intuito de fornecer as ferramentas para motivar o aluno e ajudá-lo a produzir seu conhecimento. O contato com essas novidades amplia o horizonte dos educadores e acena com novas possibilidades pedagógicas. A grande revolução que o computador promove é permitir uma educação massificada no sentido de que há muita informação disponível e ao mesmo tempo individualizada. Com o andar dos anos o que vai acontecer é que o ensino não vai mais se reduzir ao livro didático. Os livros estarão melhores e adequados à informática, até mesmo com sugestões de sites e atividades. As aulas expositivas, o papel, as pesquisas de campo, os trabalhos de laboratórios, as consultas na web são recursos complementares, que devem ser utilizados de maneira integrada e inteligente. Exatamente o oposto do que se faz na educação convencional, que desperdiça o mais precioso de todos os recursos... o PROFESSOR fazendo dele mero fornecedor de informações, quando deveria ser um organizador de situações de aprendizagem. O profissional em educação não deve pensar que irá perder seu emprego por conta da informática e sim utilizá-la como um meio para melhorar a qualidade de ensino. O papel do profissional em educação é mostrar ao aluno para que serve o conhecimento. Ele precisa enxergar-se, apenas, como uma parte do processo de aprendizado. O que será daqui a 15 anos??? Eu não sei!! Só sei que, agora, os recursos tecnológicos devem ser utilizados como mais uma ferramenta eficiente na construção de conhecimentos, baseando-se em epistemologias que priorizem a ação do sujeito, como a epistemologia genética de Jean Piaget. Divina Salvador Silva - Pedagoga - Especializada em Orientação, Supervisão e Administração Escolar; Profª/Coord. de Informática Educacional.e-mail: cred@centrorefeducacional.com.br Disponível emhttp://www.centrorefeducacional.pro.br/importecn.htm

domingo, 4 de novembro de 2007

Vídeos do YouTube no PowerPoint

Mostre um vídeo do YouTube em sua apresentação mesmo se você não tiver acesso à internet Mesmo se no local onde você irá fazer uma apresentação PowerPoint não tiver internet, é possível explorar a riqueza do conteúdo dos sites de compartilhamento de vídeo, como o YouTube e o Google Video. Veja como fazer isso. Baixando o vídeo O jeito mais eficiente de baixar um vídeo da internet é por meio do site http://vixy.net. Basta colocar a URL do filme, escolher para qual extensão o arquivo deve ser convertido e clicar em start. Para facilitar a compatibilidade Depois de convertido, faça o download do vídeo em uma pasta específica. Se tiver dificuldades em navegar pelo Windows Explorer, salve no Desktop. Em relação ao tamanho do arquivo, um vídeo de três minutos e meio em .avi fica com 7 MB. Colocando no PowerPoint Para colocar no PowerPoint, vá em Inserir, Objeto. Escolha a opção Criar novo, e no menu opte por Windows Media Player. Clique em Ok. Aparecerá um player do Windows Media Player. Clique com o botão direito sobre ele e, depois, em Propriedades. Aparecerá uma tabela com as características do objeto. Clique em Personalizados e em “...”. Para preencher o campo Nome do arquivo ou URL, tecle Procurar e escolha o arquivo de vídeo que acabou de baixar. Se quiser transportar em CD ou pendrive, deixe somente o nome do vídeo, sem o caminho C:\Meus documentos\ ... Em layout de controles, selecione o modo Full Controle, para que você possa parar o vídeo ou ajustar o volume durante a apresentação. Na caixa Opções de Reprodução, você pode escolher se quer que o vídeo comece automaticamente ou somente quando você apertar o Play no controle. Pronto. O vídeo do YouTube pode ser assistido sem que haja a necessidade de ter uma conexão à internet. Você pode inserir mais de um vídeo em um mesmo slide e obter um efeito interessante, basta repetir o processo. retirado de http://pcworld.uol.com.br/dicas/2007/06/01/idgnoticia.2007-06-01.3740804614/