quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O projeto UCA


Mais um Encontro realizado na Escola Argentina Castelo Brando, Município de Gandu, referente ao Projeto UCA – Um computador por aluno, que contou com as presenças das professoras Josélia Domingos, responsável pela formação pedagógica dos professores do Projeto e Anelita Costa Santos e Maria Helena Oliveira Santana, representantes do NTE04.

O projeto UCA tem o objetivo de levar a inovação tecnológica para todas as escolas do país, proporcionando inovações para as práticas pedagógicas, como a mobilidade de uso do computador portátil, tanto dentro da escola como em outros ambientes. Os laptops utilizados pelo programa foram desenhados a partir de padrões estabelecidos pelo Inmetro.

Os computadores são dotados com sistemas de segurança que impedem o funcionamento do equipamento após um determinado prazo sem a conexão com a rede física da escola, possui também um bloqueio do sistema operacional para acesso a páginas de conteúdo inadequado à proposta educacional.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

PORTARIA Nº 9.483/2012

Projeto que assegura promoção para professores é encaminhado à Assembleia
 
O governador Jaques Wagner encaminhou nesta terça-feira (20) à Assembleia Legislativa projeto de lei que possibilita a progressão na carreira para os professores da rede estadual de ensino, por meio de curso de atualização. Para isso, a Secretaria da Educação institui o Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual, por meio da portaria nº 9.483, de 20 de novembro de 2012. O curso possibilita progressão com ganho médio de 14%, sendo a primeira promoção retroativa a novembro deste ano e a segunda a partir de março de 2013.
 
Veja também a PORTARIA Nº 9.483/2012
 
O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, considerando a necessidade de promover a valorização dos profissionais da educação,
RESOLVE
Art. 1º Fica instituído o Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas, no âmbito da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, destinado aos Professores e Coordenadores Pedagógicos, enquadrados nos termos da Lei nº 10.963, de 2008, objetivando fortalecer a qualidade da Educação Básica no Estado da Bahia.
Art. 2º O Curso será realizado na modalidade de educação a distância, fazendo uso de uma estrutura tecnológica e metodológica que possibilitará aos professores e coordenadores pedagógicos acessá-lo por meio de ambiente virtual de aprendizagem.
Art. 3º O Curso terá a carga horária integral de 120 (cento e vinte) horas e será constituído por duas etapas, com dois módulos de 30 (trinta) horas cada, conforme disposto no anexo único desta Portaria.
Art. 4º A inscrição no Curso deverá ser realizada no período de 22 de novembro a 06 de dezembro de 2012, e estará disponível no endereço eletrônico www.cead.unb.br/bahia.
Art. 5º Caberá ao Instituto Anísio Teixeira (IAT) a coordenação deste Curso.
Art. 6º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Salvador, 20 de novembro de 2012.
OSVALDO BARRETO FILHO
Secretário

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Hoje é o dia da Proclamação da República; Conheça a história!

No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.
 
Crise da Monarquia
A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada através de algumas questões:

- Interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica;

- Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;

- A classe média (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império;

- Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico;

Diante das pressões citadas, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo, encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.

A Proclamação da República

No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.

Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.
Fonte: PORTAL INFOSAJ

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Convite

Mais uma vitória da professora Anelita Costa Santos. A equipe do NTE 04 está em sintonia com você, enviando boas energias, bons pensamentos para que você tenha êxito na sua defesa.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE)



Reunião Conjunta do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) com os Conselhos Municipais de Educação. Todos os anos, o Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE) realiza um grande encontro com representantes de Conselhos Municipais. Um espaço de troca de experiências, de orientação e planejamento para o futuro, no campo da Educação.

Além de conselheiros do CEE-BA e de diversos municípios baianos, também se fazem presentes secretários de educação e, por vezes, prefeitos e assessores. O encontro deste ano terá 500 participantes e uma média de 250 municípios baianos estará presente nos dias 04, 05 e 06 de novembro, no auditório do Hotel Pestana (Rio Vermelho), em Salvador.
 
Este tipo de reunião, colocando em um mesmo espaço representações do Estado e dos municípios, é uma ação pioneira do CEE-BA. Com uma história que já contabiliza 13 encontros (estamos organizando o 14°), a iniciativa influenciou outros Conselhos Estaduais, que também passaram, a exemplo do que acontece na Bahia, a se reunir com os Conselhos Municipais de seus respectivos Estados.

A Reunião Conjunta deste ano, por outro lado, é revestida de expectativa e festividade, por acontecer no ano em que o CEE-BA completa 170 anos de existência, tendo um relevante papel na história da Educação da Bahia e do Brasil, já que é o primeiro Conselho Estadual de Educação do país, sendo, em sua trajetória, por várias vezes, referência para outros órgãos semelhantes que passaram a surgir pelo Brasil.

 
Na ocasião, lançaremos um selo comemorativo, alusivo aos seus 170 anos. A XIV Reunião Conjunta preparou uma programação instigante e diversificada. O tema central, A Construção do Sistema Nacional Articulado de Educação, ganha destaque por se tratar de assunto do momento na Educação do Brasil, tendo como convidado para a Conferência de Abertura o Secretário Nacional da Secretaria de Articulação entre os Sistemas de Ensino (SASE) Arnóbio Marques. O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), José Fernandes de Lima, o Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, Maurício Fernandes Pereira e o professor Jamil Cury são outras personalidades da Educação no Brasil que estarão presentes. Vários temas serão debatidos por estudiosos, acadêmicos e autoridades do MEC e do CNE nesse fórum agregador e formador de gestores e profissionais da Educação na Bahia.

 Fonte: DIREC 04
ASCOM

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dia do Professor: desde quando?





O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".


Fontes:
Site www.diadoprofessor.com.br
Site www.unigente.com