O curso de Pós-Graduação Lato Sensu Mídias na Educação, promove o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação - TV e vídeo, informática, rádio e impressos - de forma integrada ao processo de ensino e aprendizagem.
Produção feita para o curso.
Espaço informativo de discussão e construção coletiva sobre Tecnologias na Educação.
quinta-feira, 26 de julho de 2012
Produção da professora Maria Helena do NTE 04
Sugestão para as aulas de Educação Ambiental, Sociologia, Filosofia, Ciências e outras disciplinas.
O curso de Especialização em Mídia na Educação tem como objetivo produzir e estimular a produção nas diversas mídias, o que certamente acarretará melhoria na práxis docente dos cursistas.
domingo, 22 de julho de 2012
Internet – um novo espaço de aprendizagem na formação do professor 1
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[...] Nós utilizamos a expressão tecnologias intelectuais que compreendem desde a linguagem oral até os suportes informáticos mais sofisticados. Essas tecnologias vêm mudando a forma dos sujeitos pensarem, aprenderem e amarem. Na perspectiva de Lévy
elas modificam e ampliam as funções cognitivas do sujeito, transformando a ecologia cognitiva. Logo, os projetos que participamos e desenvolvemos avançam um pouco em torno do que é proposto pelas políticas públicas, nos projetos financiados pelo BIRD e Banco Mundial e coordenados pela Secretaria de Ensino a Distância do MEC (vide PROINFO, TV. Escola, Salto para o futuro)
Como contextualizar esse discurso teórico com a prática, com a nossa realidade? Esse é o nosso desafio constante. A cada dia construímos/reconstruímos nosso fazer pedagógico, a partir da escuta de diferentes interlocutores, teóricos, professores, alunos, enfim autores/atores do processo de ensinar e aprender.
Construir algo novo implica em perdas, medos, resistências, em luto. Construir um significado para tecnologia que vai além de posturas apocalípticas ou integradas, tecnofóbicas ou tecnófilas, mas uma postura crítica, capaz de reconhecer as possibilidades e os limites, aspectos positivos e negativos da presença das tecnologias na nossa sociedade. Se essa presença massifica, aliena, gera desemprego estrutural, acirra as desigualdades sociais, o melhor caminho não é engrossar a fileira dos neo-luditas, mas conhece esse novo, apropria-se dele e construir novas trilhas, novos espaços de aprendizagem. Esse tem sido nosso desafio.
Leia o artigo na íntegra.Clique aqui.
1 ALVES, L. R. G. Internet- um novo espaço de aprendizagem na formação do professor pesquisador In: Seminário Internacional de Pesquisa, 1999, Salvado
1 ALVES, L. R. G. Internet- um novo espaço de aprendizagem na formação do professor pesquisador In: Seminário Internacional de Pesquisa, 1999, Salvado
quarta-feira, 18 de julho de 2012
O Instituto Anísio Teixeira comemora os 112 anos do baiano Anísio Teixeira, ícone das lutas pela educação de qualidade no país e que dá nome ao instituto.
Biografia - Anísio Spínola Teixeira nasceu em 12 de julho de 1900 em Caetité (BA). Filho de fazendeiro, começou a vida estudantil em instituições jesuíticas, entre as quais, o Instituto São Luiz Gonzaga, em Caetité, e o Colégio Antônio Vieira, em Salvador, onde concluiu o ensino secundário. Em 1922, ingressou na Universidade de Direito do Rio de Janeiro, seguindo os anseios do pai, que sonhava com a carreira política para o filho. Após concluir o curso, foi convidado para ser inspetor geral de ensino da Bahia. Começa aí a sua marcante trajetória no âmbito educacional. Em 1925, o educador transformou a concepção de ensino na Bahia, defendendo a ideia de que toda escola deveria oferecer uma educação gratuita, integral e de qualidade com o objetivo de desenvolver nos alunos características não só intelectuais, como também cívicas e morais.
Anísio Teixeira atuou como educador, filósofo da educação e gestor de grandes reformas educacionais. Precursor na implantação de escolas públicas para todos os níveis, o educador propôs que o ensino público fosse articulado em uma rede que se estendesse até a universidade. Uma de suas iniciativas mais importantes como secretário de Educação e Saúde foi a construção do Centro Popular de Educação Carneiro Ribeiro, popularmente conhecido como Escola-Parque, localizada no bairro da Caixa D’água, em Salvador, e fundada em 1950.
Jeudy Aragão, representante da Diretoria de Formação e Experimentação Educacional – DIRFE do IAT ressalta que o Instituto leva o nome Anísio Teixeira por ser o segundo caso no Brasil de instituição pública que é dedicada à formação inicial e continuada dos profissionais da educação. “O instituto, assim como o Anísio, acredita que a formação do educador tem que ser contínua, por isso defende o ensino em tempo integral”, disse Jeudy.
O diretor cita Anísio Teixeira com uma de suas célebres frases para exemplificar o legado deixado pelo educador. “ 'A escola é a máquina da democracia'. Temos que instituir os projetos educacionais deixados por Anísio. Um grande exemplo é a Escola Parque, que realiza ensino integral. O Anísio deixou, na prática, o que seria a educação pública brasileira, pelo menos a que a gente tanto espera”, concluiu Jeudy.
Fonte: IAT
terça-feira, 17 de julho de 2012
Equipe do NTE 04 - Santo Antonio de Jesus
Coordenadoras - Cristiane Gaspari Andrade, Kátia Santos Araújo e
Adriana Maria Peluzzo de Oliveira.
Orientados pela Coordenação de Tecnologia Educacional, os NTEs promovem cursos e oficinas, dando suporte tecnológico, acompanhando e avaliando os projetos pedagógicos das unidades escolares relacionadas com a sua área geográfica de atuação. Os Núcleos são dotados de infra-estrutura de informática e comunicação, reunindo educadores e especialistas que discutem o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação. Estes profissionais são especialmente capacitados para auxiliar as escolas em todas as fases do processo de incorporação das novas tecnologias.
É da competência dos NTE:
• planejar e executar ações do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – ProInfo Integrado – para profissionais da rede Estadual de ensino da Bahia e intermediar o contato entre as escolas e a coordenação regional do Programa no que tange as ações do ProInfo laboratório, ambos programas do Governo Federal;
• desenvolver programas e projetos visando a inclusão digital dos profissionais da Educação;
• promover demonstrações e experimentações em tecnologias educacionais e apoiar o desenvolvimento da Educação a Distância no Estado da Bahia.
sábado, 14 de julho de 2012
Pacto com os municípios
O NTE 04 participou do Encontro com os Formadores Municipais do Pacto , Polo 05, no dia 12/07/12 visando tirar as dúvidas e sanar as dificuldades para acessar o Polo ou para utilizar o Ambiente.
O que é o pacto?
Estado e municípios juntos para alfabetizar todas as crianças até 8 anos
Alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. Esta é a principal meta do Pacto com municípios, que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia está firmando com as cidades baianas. Para alcançar a meta proposta, a Secretaria irá fornecer material didático para professores e estudantes do ensino fundamental, mais precisamente para o primeiro ano, em que se inicia o processo de alfabetização. Vai também promover a formação dos professores alfabetizadores.
Os municípíos, por sua vez, vão garantir a participação dos professores
alfabetizadores nas atividades de formação, ofertar reforço escolar e a montagem
dos cantinhos de leitura, com apoio da Secretaria da Educação do Estado, que
também garante a doação de livros infantis.
De acordo com o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, o Pacto se
justifica pelos indicadores educacionais apresentados pela Bahia nas últimas
avaliações. “Os números mostram que temos avançado, mas com o regime de
colaboração, poderemos avançar mais rápido e atingir as metas do Ideb para 2021,
antecipadamente”, afirma. Segundo Barreto, o programa não interfere na autonomia
dos municípios e o material cedido aos que aderirem ao Pacto, dialogará com os
livros já adotados pelas secretarias municipais.
O Pacto com os municípios é ação que visa o primeiro compromisso do Programa
Estadual Todos pela Escola, o de alfabetizar todas as crianças até os oito anos
de idade e extinguir o analfabetismo escolar. Veja quais são os
10 compromissos do Todos pela Escola.
Fonte:http://educar.sec.ba.gov.br/todospelaescola/?page_id=21
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