sábado, 30 de junho de 2012

Especialistas falam do uso das novas tecnologias na educação

As novas tecnologias mudaram a forma como as pessoas se relacionam com o mundo. Fazer compras, conversar, ler livros e até namorar pode ser feito com ajuda da tecnologia. Apesar de ser um ambiente geralmente mais conservador, as escolas já estão se adaptando a esta nova realidade. Para falar sobre a força das novas tecnologias como ferramenta educacional, Luciana Ferreira recebe nos estúdios da Jovem Pan Online Alexandre Abbatepaulo, diretor do Colégio Lourenço Castanho, e Martín Restrepo, diretor de Tecnologia Educacional da Editora Editacuja. Confira a entrevista. Primeira parte (aqui)  a segunda parte da entrevista (aqui) e a terceira (aqui). Foi ao ar em 12/06/2012 15h41min.

Evento discute formação de professores

Os professores têm inserido a pesquisa na sua atuação/formação? A universidade tem colaborado para que isso se efetive? Quais as dificuldades que se apresentam para a inserção da pesquisa na escola? Como superar tais dificuldades? Como dar visibilidade à pesquisa do professor? Essas e outras questões são objetos do I Simpósio de Pesquisa e Formação de Professores.
O intuito do evento, que ocorre nos dias 24 e 25 de agosto de 2012, no campus Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, localizado na cidade de Jequié/Ba, é envolver a comunidade acadêmica e escolar na discussão a respeito da inserção da pesquisa na formação do professor; estimular um clima de parceria entre escola básica e universidade; debater as condições objetivas, subjetivas e culturais para o desenvolvimento da pesquisa do professor; promover condições para o aprimoramento das competências necessárias para a realização de pesquisa na escola; e dar visibilidade à pesquisa do professor.
Para se inscrever, basta enviar email para o endereço pesquisaeprofessor@gmail.com com nome completo, número de documento de identidade, endereço e nome da instituição a qual está vinculado e a natureza do vínculo. É necessário colocar nome e sobrenome da pessoa que está se inscrevendo no espaço "assunto" do email. As inscrições acontecem até o dia 30 de julho de 2012.
O simpósio é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação e Atuação de Professores de Ciências – FACI, e conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e UESB. Outras informações podem ser obtidas na Home Page do evento.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Professor do NTE tem artigo publicado em revista da UFRB



Educação Online e Formação Continuada de Professores: uma experiência com os cursistas do núcleo de tecnologia educacional de Santo Antônio de Jesus– NTE 04




Antonio Wellington Melo Souza



O objetivo do artigo é analisar como a capacitação continuada de professores no uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Santo Antônio de Jesus – Bahia, oferecida pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE – 04), no ano de 2009, vem colaborando para uma ação reflexiva sobre o uso das mesmas nas escolas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa pós-capacitação com dez professores. O encaminhamento metodológico constitui-se de estudo de caso com a abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados questionário composto de questões abertas e fechadas.

Leia o artigo na íntegra.Veja o link da revista e o artigo .

Paulo Freire patrono da educação brasileira


 

Publicada lei que declara Paulo Freire patrono da educação brasileira. O projeto de lei foi aprovado no início de março pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, em decisão terminativa, por unanimidade

 

O Diário Oficial da União publicou no último dia 16/06 a lei que declara o educador Paulo Freire patrono da educação brasileira. O projeto de lei foi aprovado no início de março pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, em decisão terminativa, por unanimidade.
Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) foi educador e filósofo. Considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o estudante assimilaria o objeto de análise fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído.
Freire ganhou 41 títulos de doutor honoris causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. Foi preso em 1964, exilou-se depois no Chile e percorreu diversos países, sempre levando seu modelo de alfabetização, antes de retornar ao Brasil em 1979, após a publicação da Lei da Anistia. As informações são da Agência Brasil.
Fonte: