sexta-feira, 3 de outubro de 2014

I Mesa de diálogos cujo tema foi: Acessibilidade Tecnológica.




Aconteceu no CAP Aurélio Pires a I mesa de diálogos cujo tema foi: Acessibilidade Tecnológica. As Professoras Multiplicadoras Rita Matos e Maria Helena Oliveira, o Professor Wellington Melo, o Coordenador III Sérgio Lopes juntos com a Coordenadora II Professora Zeliane Santos prestigiaram essa brilhante iniciativa da Instituição cujo objetivo foi “Informar a sociedade sobre as tecnologias existentes para as pessoas com deficiência, bem como sobre a necessidade de democratização dos recursos tecnológicos”. O professor Mestre Wellington Melo fez a palestra de abertura  trazendo uma retrospectiva da importância da tecnologia desde tempos passados até a modernidade.

Curso de Comunicação Efetiva, Afetiva



Em uma parceria com a UNEB Campus V o NTE-04 recebeu técnicos administrativos que participaram de um curso promovido pela Diretora Maria Izabel Freitas. O curso cujo tema trabalhado foi “Comunicação efetiva, afetiva” deixou a todos muito felizes. Parabéns UNEB por essa iniciativa!

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

NTE 04 e uma nova gestão








NTE-04 inicia o mês de setembro com uma nova Coordenadora II, a professora Zeliane Santos de Jesus voltou a integrar a equipe do Núcleo de Tecnologias junto com os Coordenadores III Cristiane Gaspari e Sérgio Lopes. Os trabalhos com os professores multiplicadores continuam intensivos, com muitos cursos, oficinas e visitas técnicas aos laboratórios das escolas e DIRECs. A professora Zeliane está muito feliz com a parceria firmada entre NTE-04 e Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus que através da Secretaria de Infraestrutura já iniciou sua gestão com uma limpeza na área externa tornando o ambiente mais bonito à espera das flores da primavera. A professora Zeliane e sua equipe gestora, multiplicadores e pessoal de apoio estão todos empenhados em dá continuidade ao bom trabalho que vinha sido desenvolvido e espera continuar com o apoio da Prefeitura para melhorar a parte física do Núcleo.

sábado, 5 de julho de 2014

Secretaria da Educação inscreve para curso de aperfeiçoamento necessário à promoção de professores



15:17 - 04 de Jul // Lindaiara Conceição | Bahia  
                                        
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia inscreve, a partir deste sábado (5/7) até 11 de julho, para o Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais. O curso, destinado a todos os professores e coordenadores pedagógicos em exercício no âmbito da Secretaria, é obrigatório para a promoção do magistério público do ensino fundamental e médio do Estado da Bahia para os anos de 2015 e 2016, conforme a Lei nº 13.185/14, publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (02/07). A medida beneficiária mais de 31 mil docentes.
As inscrições serão realizadas pelo portal da Uneb (www.uneb.br/cursoti) a partir do dia 5. A inscrição para o curso garantirá, automaticamente, a antecipação de 3,7% do valor da promoção, de acordo com o vencimento básico do servidor, na folha de pagamento deste mês de julho de 2014.
No ato da inscrição, o servidor deverá informar o número do CPF e um endereço eletrônico pessoal e ativo. Para o primeiro acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, o servidor receberá, na finalização da inscrição, através do e-mail informado, o nome de usuário e a senha. Havendo dúvidas quanto ao nome de usuário e senha, o servidor deverá manter contato, via e-mail, no endereço indicado no Portal: www.uneb.br/cursoti
O curso, oferecido na modalidade Educação a Distância, por meio da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), visa aperfeiçoar e fortalecer o vínculo entre a prática pedagógica e a utilização das tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao contexto. A diretora geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Irene Cazorla, ressalta que a iniciativa visa preparar os professores para utilizar as tecnologias na organização de suas aulas.
“Vivemos em uma sociedade permeada pela tecnologia, e precisamos trabalhar essa questão também em sala de aula. Podemos, por exemplo, usar vídeos e games na educação e incentivar os professores a utilizarem esses recursos em sala de aula. Além disso, o curso está alinhado a outras ações da Secretaria da Educação, que já utilizam a tecnologia, como os projetos estruturantes”.
Metodologia – A capacitação será realizada em dois módulos ministrados em 2014 e 2015, totalizando 180 horas, fazendo uso de uma estrutura tecnológica e metodológica que possibilitará aos professores e coordenadores pedagógicos acessá-los por meio de ambiente virtual de aprendizagem. Os horários para acesso serão estabelecidos pelo próprio servidor, de acordo com sua disponibilidade, observados os cronogramas estabelecidos em cada módulo.
No primeiro módulo, serão realizadas quatro etapas sobre: As tecnologias da informação e da comunicação no contexto escolar; Educação e Redes Sociais; O uso pedagógico dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar e Educação e conteúdos digitais. O segundo módulo constará das seguintes etapas: Currículo e avaliação: apropriação tecnológica, inovação e diversificação; Educação para a Diversidade e Inclusão; Memória, investigação científica e produção artística na perspectiva da prática pedagógica interdisciplinar e Produção colaborativa e compartilhamento de material didático-pedagógico com uso de conteúdos digitais. As aulas deverão ser iniciadas ainda neste mês de julho.

Fonte: Assessoria de Comunicação

terça-feira, 25 de março de 2014

Formação interna para uso do Tablet

Formação interna para uso do Tablet com a participação dos professores e coordenadores do NTE 04.

Planejamento Trimestral

Reunião de Planejamento Trimestral realizada no dia 10/03/2014, na sede do NTE 04.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

NTE apoia o Programa Trilha

O Programa Trilha é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, implementado através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, visando qualificar jovens baianos com idade entre 16 e 29 anos.
O Programa Trilha foi criado com o objetivo de inserir, no mundo do trabalho, jovens oriundos de situação de vulnerabilidade social, promover a geração de renda e o protagonismo juvenil, através de ações de valorização dos direitos humanos e cidadania, qualificação profissional, voltadas à superação das desigualdades e como forma de combater a situação de desemprego, melhorando a qualidade de vida dos jovens baianos.

Tem como objetivo oferecer oportunidades de qualificação social e profissional para jovens baianos em situação de vulnerabilidade social, atendendo a diversas demandas identificadas pelas políticas públicas em curso no Estado da Bahia.
São Beneficiários do Programa os Jovens de 16 a 29 anos em situação de desemprego involuntário, que atendam aos seguintes requisitos:
• de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família;
• estejam matriculados na rede pública de ensino, frequentando regularmente o ensino médio, ou cursos de educação de jovens e adultos (EJA Médio) ou que tenham concluído o ensino médio.
 
Em Santo Antonio de Jesus a Fundação Renato Machado, através do Programa Trilha está oferecendo qualificação nas áreas de Cabelereiro, Manicure e Maquiagem; Gastronomia; Técnico em Vendas; Operador de Caixa, Introdução a Cultura; Agentes de Cultura e Montador e Reparador de Microcomputadores nas cidades de Santo Antônio de Jesus, Nazaré, São Francisco do Conde e Alagoinhas,
A sua execução vem de encontro à necessidade de apoiar, valorizar e encaminhar os jovens à descoberta e a prática dos seus talentos, para que adquiram a competência para aprender a conviver e a colocar-se a serviço da comunidade, superar o medo, conhecer limites, respeitar a diversidade, resgatar o amor próprio e favorecer a prática da cidadania. 
O NTE 04 está colaborando com o Programa Trilha disponibilizando um Laboratório para as aulas práticas de quatro turmas de Informática.
Professor Darlan e alunos do Trilha





 

Formação para o uso do tablet


A chegada dos tablets à escola gera uma certa apreensão, mas o treinamento dará ao professor a familiaridade com o dispositivo para ser utilizado com o aluno como recurso pedagógico.
O trabalho de formação teve início com a participação dos coordenadores das Diretorias Regionais de Educação do Polo 04: DIREC 04-Santo Antônio de Jesus, DIREC 05 -Valença e DIREC 29-Amargosa.
A principal meta da capacitação é tornar o uso dos tablets uma realidade. Os professores conhecerão todos os recursos do equipamento e passarão a utilizá-lo pedagogicamente.
Em grupos, os professores participaram de oficinas práticas onde se apropriaram da tecnologia e conheceram sua potencialidade.
 
Valença

Valença

Santo Antonio de Jesus

Santo Antonio de Jesus

Amargosa

Amargosa