quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Sua caixa postal mais organizada

Bárbara Oliveira Os webmails ganharam maturidade, enriqueceram seus recursos, ampliaram suas capacidades e ficaram mais rápidos, mesmo num ambiente online, já que utilizam as vantagens da Web 2.0, desenvolvidos em linguagem AJAX (Asyncronous JavaScript and XML). E melhor, eles estão muito parecidos com o Outlook Express. Quem ganha com isso é o usuário que já pode se valer desses programas online para tirar o melhor proveito de sua caixa postal, filtrando spams, bloqueando remetentes indesejáveis, arrastando e soltando mensagens em pastas diversas, usando o teclado para atalhos, agendando compromissos, etc. Essas tarefas são possíveis mesmo em outro PC, fora de casa ou do escritório. O novo Yahoo! Mail, tem esse jeitão do Outlook. O usuário nem nota quase a diferença, a não ser pelo fato de que cada ação exige um "carregamento" da página (afinal, este é um programa da Web), mas isso é rápido. Estão ali todas as abas e funções necessárias a um bom gerenciamento de e-mails: caixas para mover as mensagens, caixa de spam, ações para sinalizar, classificar conteúdos (por data, assunto, tamanho, por anexo, remetente) e adicionar contatos, pastas para assuntos pessoais e profissionais, etc. Dito assim, parece simples. Na verdade, a criação de regrinhas para a organização da caixa postal, principalmente se ela é usada como ferramenta de trabalho, não é tão complicado como parece, mas exige um pouco de paciência do usuário até ele adotar uma rotina diária. Depois, fica tudo mais fácil para se manter o correio eletrônico bem organizado, mesmo que o usuário receba dezenas de mensagens diariamente. A melhor dica é a criação de pastas. Algumas pessoas separam essas pastas por remetente, outros por assuntos ou, simplesmente, "para ler". Neste último caso, todas as mensagens importantes e que devem ser lidar ficam ali, e se o usuário não tiver tempo de ler naquele momento que recebe, fará isso mais tarde. Os e-mails também podem ser separados por remetente: "família", "amigos", "colegas", "clientes", "fornecedores", e assim por diante. Se for por assunto, pode-se separar em caixas "para responder", "assuntos pendentes", "receitas", e tudo o que a necessidade do usuário determinar. Assim, cada correspondência que chega ela é arrastada para sua caixinha. Importante: mantenha somente o essencial, senão não valerá a pena esse tipo de separação. Os webmails, assim como o Yahoo! já permitem o recurso de arrastar e soltar. Com ele, a caixa de entrada fica mais limpa e provoca menos estresse. Livrar-se dos spams e dos remetentes 'malas', que só mandam abobrinhas, é outro problema para quem lida com excesso de mensagens. Se a pessoa já sabe reconhecer esses chatos, é fácil criar regras para não perder tempo com eles. O uso de filtro para esse tipo de e-mail indesejado é bastante comum também nos webmails. A classificação é baseada em algum campo da mensagem (por remetente; por assunto, que aparece com freqüência no campo). Usando esses campos para filtrar as correspondências, elas vão cair diretamente nas devidas pastas (tipo "coisas inúteis", "amigos da faculdade", "spams". Dá pra configurar uma proteção anti-spam para eles serem apagados na hora ou serem salvos por uma semana na pasta de e-mails indesejados. As imagens também podem ser bloqueadas se elas chegarem de remetentes "suspeitos". Um recurso legal do novo Yahoo! para evitar que os spams caiam na caixa postal do usuário é o AddressGuard. É criado um endereço eletrônico descartável só para ele se relacionar com sites e lojas online que exigem um e-mail de cadastro. Assim, se a pessoa começa a receber muitos spams dessas lojas e sites de serviços, ele cancela o endereço. Listas de discussão também costumam ser uma "roubada", especialmente se o usuário não está mais participando ou perdeu o interesse nelas. Se for este o seu caso, esqueça e retire seu nome do cadastro. O mesmo procedimento é válido para newsletters. Se um e-mail exigir mais tempo para responder, pode ser um contrato, uma declaração, um currículo, o ideal é agendar isso para fazer depois. Os webmails já dispõem de agenda. No Yahoo!, na aba Opções, as configurações da agenda/calendário podem ser salvas para avisar o usuário sobre o compromisso - via e-mail (um alerta também fica ativo abaixo da caixa de diálogo) ou pelo Messenger, na mesma data em que foi agendado - e com lembretes sistemáticos (com minutos, horas ou dias de antecedência). A capacidade dos webmails cresceu (alguns oferecem 5GB), e ficou ilimitado no caso do Yahoo! Mail. Portanto, está mais confortável receber fotos, apresentações, vídeos. Mas isso também requer cuidado porque muitas coisas vêm com vírus ou phishing. A regra é válida para tudo. Só abra links ou imagens de fontes confiáveis. Além do mais, serviços de e-mail não são apropriados para armazenarem esses tipos de arquivos, pois ocupam muito espaço no servidor. O ideal é transferi-los para o computador. *Bárbara Oliveira é repórter de tecnologia e ex-editora de informática do Jornal da Tarde

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