segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Curso de Especialização em Tecnologias na Educação (400h)

O MEC confirmou a realização do Curso de Especialização em Tecnologias na Educação (400h), parceria entre PUC/RJ e SEED/MEC. Destina-se, preferencialmente, para formadores/multiplicadores do Proinfo Integrado, formadores do Mídias na Educação, professores-formadores do Proinfantil e tutores do Formação pela Escola e para professores efetivos da rede pública de ensino, com graduação em licenciatura plena e experiência efetiva de sala de aula em escolas da educação básica.
O curso será desenvolvido com carga horária de 400 horas, distribuídas em 300 horas a distância (utilizando o ambiente colaborativo de aprendizagem e-Proinfo), 16 horas presenciais e 18 horas assistidas no momento introdutório, 30 horas assistidas para a realização de oficinas, 36 horas, a distância, para a realização do projeto e da monografia e/ou trabalho final, com orientação. A apresentação dos trabalhos finais e/ou monografia será presencial. O curso deve:
- ter suporte no ambiente colaborativo de aprendizagem - e-Proinfo; - utilizar as tecnologias, de forma integrada, privilegiando o computador, a internet, a TV, o vídeo (TVEscola), o rádio e o portal do professor.
Serão ofertadas 6.000 (seis mil) novas vagas distribuídas por todas as Unidades da Federação. Vale ressaltar que para participar deste Curso os participantes, além de serem professores efetivos da rede pública de ensino, devem dispor de recursos básicos de informática, ou serem egressos do Curso Introdução à Educação Digital (40h), e não estarem matriculados em outros Cursos em nível de especialização (lato sensu). A previsão do MEC é de realizar nos meses de fevereiro e março de 2009 as Aulas Inaugurais nos Estados, sendo seguidas das fases presenciais nos NTE, em abril de 2009. A previsão para conclusão do Curso é abril e/ou maio de 2010. Para iniciarmos este processo, estamos fazendo o levantamento de demanda até o dia 25/11/08 para encaminhamentos devidos. Os professores interessados, deverão entrar em contato com o NTE para maiores esclarecimentos.

Nenhum comentário: