Os professores da rede pública estadual de ensino serão capacitados, através do Instituto Anísio Teixeira (IAT), o centro de formação dos educadores da Secretaria da Educação, para trabalhar em sala de aula com o que há de mais moderno em tecnologia da informação.
Foram adquiridos, através do Governo do Estado, 22 mil monitores educacionais, equipamentos multimídia que possibilitam a exibição de arquivos digitalizados de áudio, imagem e vídeo, por meio da recepção de sinais de diversas tecnologias, tais como: pendrive, cartão de memória, DVD, videocassete, TV aberta, TV a cabo, computador pessoal, câmera fotográfica digital, entre outras. Para lidar com os equipamentos, o IAT realiza a partir do dia 25 de maio o curso de Formação Pedagógica do Monitor Educacional. As inscrições serão online e devem ser feitas de 5 a 14/5 no www.sec.ba.gov.br/iat e o lançamento oficial de divulgação do curso, que acontece dia 12/5, às 14h, no IAT, contará com a presença do secretário da Educação, Adeum Sauer, e do diretor do IAT, Penildon Silva. De acordo com Norma Matos, diretora de Educação a Distância e Tecnologia Educacional do IAT, a implantação do monitor educacional em cada uma das 18 mil salas de aula da rede estadual de ensino, no ano letivo de 2009, sustenta-se nos princípios e eixos da educação na Bahia e no compromisso de gestão da qualidade da educação, isto é, na valorização das inovações e no uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC, como instrumentos pedagógicos e de gestão. O curso oferece quatro oficinas com carga horária de 40 h, sendo 8h presencias e 32h à distância. A iniciativa do IAT, através dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), tem como propósito familiarizar, motivar e preparar os professores do ensino básico das escolas públicas estaduais para a utilização do monitor educacional nas suas mais amplas possibilidade pedagógicas.
Unidade de Comunicação e Experimentação – UCE / IAT Jornalista responsável: Ana Cláudia Cavalcante e-mail: acavalcante.iat@sec.ba.gov.br Tel: (71) 3116.9019
Nenhum comentário:
Postar um comentário