terça-feira, 8 de outubro de 2013

A coordenadora do NTE participou da entrega dos Tablets



 A Secretaria do Estado da Bahia realizou nesta terça-feira (08) a entrega de Tablets educacionais para todos os docentes do Ensino Médio, tanto os que fazem parte do quadro de efetivos como aqueles que fazem parte do Reda. O investimento, em parceria com o governo federal, é da ordem de mais de R$ 12,5 milhões e a previsão é que 30 mil tablets sejam entregues gradativamente. A respeito desse assunto, a professora Maria do Carmo Assis, diretora do Colégio Rômulo Almeida informou através da Rádio Andaiá FM que este é um momento histórico para a educação pública baiana, uma vez que a introdução de qualquer instrumento tecnológico que venha viabilizar e acelerar o processo de ensino/aprendizagem é indiscutivelmente favorável para os alunos. “O interessante disso é que o professor vai poder realizar a partir de agora suas atividades em sala de aula, acessando diretamente do tablet para o data show”, salientou.
A coordenadora do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) de Santo Antônio de Jesus, a professora Dalva Mercês, argumentou que o papel do órgão é capacitar os professores para a utilização correta dos tablets. Segundo Dalva, o NTE está mantendo conversas com a Direc no intuito de realizar uma agenda de trabalho e que os dois órgãos possam decidir se o melhor local para os professores é tomar a capacitação no próprio NTE ou nas escolas, já que os professores do Núcleo fazem a capacitação tanto interna, quanto nas instituições de ensino.
Jucilane Barreto, diretora da APLB - Sindicato informou que a categoria vem solicitando a entrega desses aparelhos há muito tempo e lembra que este é um projeto do Governo Federal. “A gente espera realmente que seja um bom uso, claro que temos críticas e o que está sendo muito questionado é que esses tablets não são de posse do professor, o docente faz uso dele enquanto estiver na rede, saindo da rede é necessário devolver o aparelho”, disse. Em caso de perda ou roubo do aparelho, ele será automaticamente bloqueado.
Clóvis Ezequiel, diretor da Direc 4, assinalou que esta é mais uma ferramenta, um grande equipamento que prestigia o professor, mas que tem como propósito maior melhorar ainda mais as práticas de sala de aula e isso ser traduzido em aprendizado dos estudantes. Para a Direc 4 serão entregues um total de 300 aparelhos.
Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Nenhum comentário: