quarta-feira, 12 de maio de 2010

Programa PROJOVEM URBANO, veja como participar.

O PROJOVEM URBANO tem como objetivo promover a inclusão social dos jovens de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental. O projovem busca a re-inserção do estudante na escola e no mundo do trabalho, oportunizando o desenvolvimeto humano e o exercício efetivo da cidadania. Trata-se de um programa do Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado e será executado pela Secretaria da Educação, através da DIREC 4. Serão oferecidas 400 vagas para os jovens que, além da faixa etária, estão fora da escola.
O programa oferece o curso de 18 meses, para elevação de escolaridade, com habilitação profissional nas áreas de Construção e Reparo e Madeira e Móveis, além de uma bolsa de R$ 100,00 (cem reais), condicionada à freqüência integral do aluno.
Os cursos serão desenvolvidos no CETEP Recôncavo (antigo Colégio Modelo), Bairro do Amparo e na Escola Estadual Anísio Teixeira, na Urbis II, sempre no turno da noite. O início das aulas está previsto para o mês de julho 2010.
Dez Agentes de Matrícula, residentes em bairros populares e com inserção nas comunidades foram contratados para garantir que essas vagas de sejam preenchidas por pessoas que realmente atendam os requisitos exigidos. O prazo para matrícula é muito curto. Ela será realizada na própria DIREC 4, ou nas Unidades Escolares citadas. É importante lembrar que alunos matriculados em qualquer escola em 2010 não poderão participar do programa, para evitar concorrência com a escola regular.
Segue resumo das principais informações:
PROMOÇÃO: Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado da Bahia.
EXECUÇÃO: Secretaria Estadual da Educação, através da DIREC 4 e Unidades Escolares designadas.
FINALIDADE: Elevar o grau de escolaridade de jovens, visando o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania, oferecendo:
• Formação Básica, para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental (8ª série);
• Qualificação Profissional, com certificação de formação inicial;
• Participação Cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade;
• Inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação;

PÚBLICO ALVO: Jovens entre 18 e 29 anos no ato da matricula, que sabem ler e escrever e que não concluíram o ensino fundamental (8ª série), nem esteja matriculado em outra escol

HABILITAÇÕES OFERECIDAS: Construção e Reparos II: Eletricista de Instalações, Manutenção de Edificações, Instalador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações, Instalador de Sistemas Eletrônicos; Madeira e Móveis: Marceneiro, Reformador de Móveis, Auxiliar de Desenhista de Móveis, Vendedor de Móveis.

DURAÇÃO: 18 meses, a partir de julho de 2010.

INCENTIVO: Fardamento, Material Didático, Merenda e Bolsa de R$ 100,00 (cem reais), desde que comprovada frequência durante o curso.

LOCAIS DOS CURSOS (noturno)

• CETEP Recôncavo (antigo Colégio Modelo), Bairro do Amparo;

• Escola Estadual Anísio Teixeira, URBIS II.

MATRÍCULA: Na DIREC 4, nas escolas citadas, ou através dos Agentes de Matrícula.
INFORMAÇÕES: (75) 3631 1266, com Laerte ou Lucezar.

Nenhum comentário: