domingo, 27 de maio de 2012

Conselho Estadual de Educação da Bahia comemora 170 anos

O Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE) completou, nesta sexta-feira (25/05), 170 anos de criação. A data é duplamente significativa pela longevidade do órgão e pela sua importância histórica.


“O CEE baiano é o primeiro conselho no Brasil, o primeiro a discutir educação no país”, comemora a presidente do Conselho, Ana Teixeira. Este ano, por iniciativa dos seus conselheiros, o CEE dará mais visibilidade à sua história e se ampliará como espaço democrático de gestão da educação na Bahia. Desse modo, ao longo do ano, uma agenda de atividades será desenvolvida, incluindo audiências públicas, debates, palestras e encontros regionais com o objetivo de abrir o diálogo sobre temáticas envolvidas na construção de Planos Educacionais, como ressaltou a dirigente da entidade.
“Vamos fazer a discussão histórica, como também focar nas perspectivas de futuro do CEE, vislumbrando uma maior aproximação do Conselho com a sociedade, tornando-o mais aberto às demandas da população”, pontua Ana Teixeira, ressaltando as suas funções consultiva, deliberativa, normativa, fiscalizadora e garantidora dos direitos dos cidadãos à educação de qualidade.
Plural – A proposta dos atuais conselheiros, completa Ana Teixeira, é que o CEE cumpra um papel plural, buscando priorizar a interlocução da sociedade com o poder público. “Essas novas demandas da educação requerem um CEE com capacidade de proposição, com sensibilidade social e que seja capaz de envolver todos os interessados no avanço educacional do país”.
A modernização do CEE implica na informatização de seus processos, visando simplificar procedimentos administrativos. Transparência na gestão dos recursos, articulação com outras instituições para a construção de redes de cooperação e fortalecimentos da participação dos colegiados nos processos decisórios são algumas metas da atual gestão (2012-2014).

·         Categoria de notícia: notícia Fonte IAT

Nenhum comentário: