O curso de Pós-Graduação Lato Sensu Mídias na Educação, promove o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação - TV e vídeo, informática, rádio e impressos - de forma integrada ao processo de ensino e aprendizagem.
Produção feita para o curso.
Espaço informativo de discussão e construção coletiva sobre Tecnologias na Educação.
quinta-feira, 26 de julho de 2012
Produção da professora Maria Helena do NTE 04
Sugestão para as aulas de Educação Ambiental, Sociologia, Filosofia, Ciências e outras disciplinas.
O curso de Especialização em Mídia na Educação tem como objetivo produzir e estimular a produção nas diversas mídias, o que certamente acarretará melhoria na práxis docente dos cursistas.
domingo, 22 de julho de 2012
Internet – um novo espaço de aprendizagem na formação do professor 1
.............................................................................................................
[...] Nós utilizamos a expressão tecnologias intelectuais que compreendem desde a linguagem oral até os suportes informáticos mais sofisticados. Essas tecnologias vêm mudando a forma dos sujeitos pensarem, aprenderem e amarem. Na perspectiva de Lévy
elas modificam e ampliam as funções cognitivas do sujeito, transformando a ecologia cognitiva. Logo, os projetos que participamos e desenvolvemos avançam um pouco em torno do que é proposto pelas políticas públicas, nos projetos financiados pelo BIRD e Banco Mundial e coordenados pela Secretaria de Ensino a Distância do MEC (vide PROINFO, TV. Escola, Salto para o futuro)
Como contextualizar esse discurso teórico com a prática, com a nossa realidade? Esse é o nosso desafio constante. A cada dia construímos/reconstruímos nosso fazer pedagógico, a partir da escuta de diferentes interlocutores, teóricos, professores, alunos, enfim autores/atores do processo de ensinar e aprender.
Construir algo novo implica em perdas, medos, resistências, em luto. Construir um significado para tecnologia que vai além de posturas apocalípticas ou integradas, tecnofóbicas ou tecnófilas, mas uma postura crítica, capaz de reconhecer as possibilidades e os limites, aspectos positivos e negativos da presença das tecnologias na nossa sociedade. Se essa presença massifica, aliena, gera desemprego estrutural, acirra as desigualdades sociais, o melhor caminho não é engrossar a fileira dos neo-luditas, mas conhece esse novo, apropria-se dele e construir novas trilhas, novos espaços de aprendizagem. Esse tem sido nosso desafio.
Leia o artigo na íntegra.Clique aqui.
1 ALVES, L. R. G. Internet- um novo espaço de aprendizagem na formação do professor pesquisador In: Seminário Internacional de Pesquisa, 1999, Salvado
1 ALVES, L. R. G. Internet- um novo espaço de aprendizagem na formação do professor pesquisador In: Seminário Internacional de Pesquisa, 1999, Salvado
quarta-feira, 18 de julho de 2012
O Instituto Anísio Teixeira comemora os 112 anos do baiano Anísio Teixeira, ícone das lutas pela educação de qualidade no país e que dá nome ao instituto.
Biografia - Anísio Spínola Teixeira nasceu em 12 de julho de 1900 em Caetité (BA). Filho de fazendeiro, começou a vida estudantil em instituições jesuíticas, entre as quais, o Instituto São Luiz Gonzaga, em Caetité, e o Colégio Antônio Vieira, em Salvador, onde concluiu o ensino secundário. Em 1922, ingressou na Universidade de Direito do Rio de Janeiro, seguindo os anseios do pai, que sonhava com a carreira política para o filho. Após concluir o curso, foi convidado para ser inspetor geral de ensino da Bahia. Começa aí a sua marcante trajetória no âmbito educacional. Em 1925, o educador transformou a concepção de ensino na Bahia, defendendo a ideia de que toda escola deveria oferecer uma educação gratuita, integral e de qualidade com o objetivo de desenvolver nos alunos características não só intelectuais, como também cívicas e morais.
Anísio Teixeira atuou como educador, filósofo da educação e gestor de grandes reformas educacionais. Precursor na implantação de escolas públicas para todos os níveis, o educador propôs que o ensino público fosse articulado em uma rede que se estendesse até a universidade. Uma de suas iniciativas mais importantes como secretário de Educação e Saúde foi a construção do Centro Popular de Educação Carneiro Ribeiro, popularmente conhecido como Escola-Parque, localizada no bairro da Caixa D’água, em Salvador, e fundada em 1950.
Jeudy Aragão, representante da Diretoria de Formação e Experimentação Educacional – DIRFE do IAT ressalta que o Instituto leva o nome Anísio Teixeira por ser o segundo caso no Brasil de instituição pública que é dedicada à formação inicial e continuada dos profissionais da educação. “O instituto, assim como o Anísio, acredita que a formação do educador tem que ser contínua, por isso defende o ensino em tempo integral”, disse Jeudy.
O diretor cita Anísio Teixeira com uma de suas célebres frases para exemplificar o legado deixado pelo educador. “ 'A escola é a máquina da democracia'. Temos que instituir os projetos educacionais deixados por Anísio. Um grande exemplo é a Escola Parque, que realiza ensino integral. O Anísio deixou, na prática, o que seria a educação pública brasileira, pelo menos a que a gente tanto espera”, concluiu Jeudy.
Fonte: IAT
terça-feira, 17 de julho de 2012
Equipe do NTE 04 - Santo Antonio de Jesus
Coordenadoras - Cristiane Gaspari Andrade, Kátia Santos Araújo e
Adriana Maria Peluzzo de Oliveira.
Orientados pela Coordenação de Tecnologia Educacional, os NTEs promovem cursos e oficinas, dando suporte tecnológico, acompanhando e avaliando os projetos pedagógicos das unidades escolares relacionadas com a sua área geográfica de atuação. Os Núcleos são dotados de infra-estrutura de informática e comunicação, reunindo educadores e especialistas que discutem o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação. Estes profissionais são especialmente capacitados para auxiliar as escolas em todas as fases do processo de incorporação das novas tecnologias.
É da competência dos NTE:
• planejar e executar ações do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – ProInfo Integrado – para profissionais da rede Estadual de ensino da Bahia e intermediar o contato entre as escolas e a coordenação regional do Programa no que tange as ações do ProInfo laboratório, ambos programas do Governo Federal;
• desenvolver programas e projetos visando a inclusão digital dos profissionais da Educação;
• promover demonstrações e experimentações em tecnologias educacionais e apoiar o desenvolvimento da Educação a Distância no Estado da Bahia.
sábado, 14 de julho de 2012
Pacto com os municípios
O NTE 04 participou do Encontro com os Formadores Municipais do Pacto , Polo 05, no dia 12/07/12 visando tirar as dúvidas e sanar as dificuldades para acessar o Polo ou para utilizar o Ambiente.
O que é o pacto?
Estado e municípios juntos para alfabetizar todas as crianças até 8 anos
Alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. Esta é a principal meta do Pacto com municípios, que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia está firmando com as cidades baianas. Para alcançar a meta proposta, a Secretaria irá fornecer material didático para professores e estudantes do ensino fundamental, mais precisamente para o primeiro ano, em que se inicia o processo de alfabetização. Vai também promover a formação dos professores alfabetizadores.
Os municípíos, por sua vez, vão garantir a participação dos professores
alfabetizadores nas atividades de formação, ofertar reforço escolar e a montagem
dos cantinhos de leitura, com apoio da Secretaria da Educação do Estado, que
também garante a doação de livros infantis.
De acordo com o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, o Pacto se
justifica pelos indicadores educacionais apresentados pela Bahia nas últimas
avaliações. “Os números mostram que temos avançado, mas com o regime de
colaboração, poderemos avançar mais rápido e atingir as metas do Ideb para 2021,
antecipadamente”, afirma. Segundo Barreto, o programa não interfere na autonomia
dos municípios e o material cedido aos que aderirem ao Pacto, dialogará com os
livros já adotados pelas secretarias municipais.
O Pacto com os municípios é ação que visa o primeiro compromisso do Programa
Estadual Todos pela Escola, o de alfabetizar todas as crianças até os oito anos
de idade e extinguir o analfabetismo escolar. Veja quais são os
10 compromissos do Todos pela Escola.
Fonte:http://educar.sec.ba.gov.br/todospelaescola/?page_id=21
quarta-feira, 11 de julho de 2012
UFBA abre inscrições para Bolsas de Iniciação à Docência
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) está lançando o Edital nº 02/2012, com o objetivo de selecionar 75 professores da rede pública estadual e municipal para participarem do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBIF), apoiado pela CAPES/MEC.
O prazo de inscrições dos professores será até o dia 17 de Julho próximo. O edital e as informações poderão ser obtidas no site da PROGRAD no endereço eletrônico www.prograd.ufba.br ou clique aqui para maiores detalhes.
sábado, 7 de julho de 2012
Vírus pode atacar 250 mil computadores do mundo todo na segunda-feira
Quase 250 mil usuários de computadores podem ficar sem acesso à internet no mundo todo na segunda-feira por causa de um software malicioso usado num golpe que as autoridades dos Estados Unidos disseram ter desbaratado em novembro. Alguns blogs e reportagens deram grande ênfase ao risco de um "apagão" na internet. Mas especialistas dizem que apenas uma pequena fração dos computadores está sob risco, e que os provedores de acesso estarão atentos para restaurar rapidamente o serviço em caso de problemas. Segundo eles, a ameaça é pequena em comparação a outros vírus mais difundidos, como o Zeus e o SpyEye, que infectam milhões de PCs e são usados para fraudes financeiras. Nesta semana, cerca de 245 mil computadores no mundo todo continuavam infectados pelo "Alureon" e seus "parentes", segundo a firma de segurança Deteque. Isso inclui 45.355 computadores nos Estados Unidos. Os vírus são programados para redirecionar o tráfego de internet para servidores DNS controlados por criminosos, segundo o FBI. Servidores DNS são ferramentas que distribuem o tráfego da internet.
Quando as autoridades derrubaram os servidores "bandidos", um juiz federal de Nova York determinou que os servidores temporários fossem mantidos enquanto as máquinas das vítimas eram consertadas. Os servidores temporários serão desativados à 0h01 de segunda-feira (1h01 em Brasília), o que significa que computadores que não tenham sido consertados até lá não poderão mais acessar a internet. Alguns provedores dos Estados Unidos, como AT&T e Time Warner Cable, adotaram soluções temporárias para que seus clientes possam acessar a internet usando o endereço dos servidores DNS dos criminosos. Informações sobre como identificar e limpar infecções podem ser encontradas em um site criado por um grupo de empresas de segurança e outros especialistas: http://www.dcwg.org.
Fonte: Voz da Bahia
sexta-feira, 6 de julho de 2012
Conheça mais sobre a UAB e o NTE
"O Sistema UAB tem como prioridade a ampliação e interiorização da oferta de formação inicial e continuada de professores, por meio da educação à distância, e desenhos curriculares inovadores com uso ampliado de tecnologias da informação e comunicação".
À frente da Dired, o professor Rodrigo Camargo é um grande defensor da educação à distância e garante que o verdadeiro desafio do seu trabalho é conseguir consolidar um parque tecnológico e institucional sustentável, que seja capaz de expandir, com solidez e estratégia, o desenvolvimento regional dos diversos territórios de identidade da Bahia. Em entrevista exclusiva à equipe de comunicação do IAT, Rodrigo fala também sobre a Universidade Aberta do Brasil, os Núcleos de Tecnologia Educacional e garante que todo o trabalho é feito de maneira integrada e colaborativa.
Leia a entrevista na íntegra aqui.
Fonte: IAT
Seleção simplificada – CIÊNCIA NA ESCOLA (2ª chamada)
A Secretaria da Educação, através do Instituto Anísio Teixeira - IAT, informa que estão abertas até 16 de julho de 2012, as inscrições para professores da rede pública estadual que desejam atuar como articuladores regionais de ciências no Programa Ciência na Escola, que atuará nos 26 Territórios de Identidade do Estado da Bahia.
Os professores interessados em participar da seleção devem preencher a ficha de inscrição, assinar, escanear e encaminhá-la, juntamente com o currículo lattes, para o email ciencianaescola.iat@gmail.com. O material será analisado pela coordenação, observando a formação acadêmica, a titulação e a experiência profissional necessária ao perfil para atuar no programa. Serão oferecidas 26 vagas para o Estado, sendo dois profissionais representantes por Território.
quinta-feira, 5 de julho de 2012
Entre o plágio e a autoria
Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 38 maio/ago. 2008 357
Plágio no universo acadêmico: a negação da autoria
Leia mais....
Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABKL0AK/entre-plagio-a-autoria
Plágio no universo acadêmico: a negação da autoria
Antes de mais nada, pinto pintura. E antes de mais nada te escrevo dura escritura. (LISPECTOR, 1980 p. 12 ).
O que é um autor? Essa foi a pergunta que fez um dia o pensador francês Foucault. Considerando que a função autor sofreu variação na sua concepção ao longo do tempo, hoje, na sociedade informática em que se vive, essa pergunta poderia ser repetida com alguns acréscimos: o que é um autor e como se forma um autor no contexto de uma sociedade em que a tecnologia digital transforma a linguagem num elo virtual entre o homem e o mundo?
Essa é uma questão relevante, uma vez que a informação e os textos, nos tempos atuais, se encontram cada vez mais à mão, como um convite ao sujeito para mergulhar nos labirintos hipertextuais, para o exercício e a difusão da escrita ou para forjar como seu apenas um excerto, um parágrafo ou mesmo todo um texto, mediante cópia não autorizada.
Leia mais....
Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABKL0AK/entre-plagio-a-autoria
II Seminário de EAD na Educação Corporativa
Vem aí o II Seminário de EAD na Educação Corporativa. O evento, cujo tema é “O Fortalecimento da Aprendizagem na EAD nas Universidades Corporativas”, acontece no Instituto Anísio Teixeira -IAT, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, das 8h30 às 18h.
O objetivo é reunir conhecimentos atualizados e de relevância para propor ações pedagógicas inovadoras, articulando as novas tecnologias de ensino, e aprendizagem, e os conhecimentos preconizados pela Educação a Distância, com os projetos e o desenvolvimento humano e profissional nas organizações públicas.
Podem participar, servidores públicos do Estado da Bahia e da região Nordeste, além de servidores públicos federais, colaboradores diretamente ligados à capacitação no serviço público e demais interessados na temática de EAD. A metodologia consiste em palestras, discussões e mesa redonda, além da realização de oficinas para aprofundamento do tema.
As inscrições ocorrem através do sistema de matrícula no Portal do servidor UCS e o contato para as dúvidas referentes ao evento podem ser esclarecidas pelo tel: 71 3115-5152.
O II Seminário de EAD na Educação Corporativa é uma realização da Universidade Corporativa do Serviço Público do Estado da Bahia - UCS/SAEB, por meio da Coordenação do Servidor e Ensino a Distância, em parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT) e as Universidades Corporativas da Secretaria da Fazenda – UCS/SEFAZ, da Secretaria do Planejamento – UCS/SEPLAN, e da EMBASA - UCE.
terça-feira, 3 de julho de 2012
Curso de Especialização em Mídias na Educação
As
mudanças no contexto mundial e nacional sempre foram constantes, porém, hoje a
rapidez com que a conjuntura econômica globalizada e o avanço tecnológico se
desenvolvem, desencadeia modificações nos valores culturais da sociedade.
Assim, a educação, não poderia ficar alheia a esse contexto. Por
isso, deve proporcionar a formação de professores, com vistas à melhoria da
qualidade do ensino, incorporando em sua prática pedagógica a utilização
de recursos tecnológicos.
Nessa perspectiva,
o curso de Pós-Graduação
Lato Sensu Mídias na Educação,
promove o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação
- TV e vídeo, informática, rádio e impressos - de forma integrada ao processo
de ensino e aprendizagem e contribui para a formação de um leitor crítico e
criativo, capaz de produzir e estimular a produção nas diversas mídias, o que
certamente acarretará melhoria na práxis docente dos cursistas, propiciando,
desta maneira um ensino dinâmico, criativo, construtivo e interativo entre
alunos e professores.
Confira na página Links úteis, os blogs produzidos pelos cursistas da 3ª Etapa , turma do professor/tutor Antonio Wellington Melo Souza do NTE 04 de Santo Antonio de Jesus .
segunda-feira, 2 de julho de 2012
A arte de educar - Rubem Alves
O educador diz: “Veja!” – e, ao falar, aponta.
O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente...
Quem não muda sua maneira adulta de ver e sentir e não se torna como criança jamais será sábio.
Rubem Alves nasceu em 15 de setembro de 1933, em Boa Esperança, Minas Gerais. Mestre em Teologia, Doutor em Filosofia, psicanalista, professor, poeta, cronista do cotidiano, contados de histórias e um dos mais admirados e respeitados intelectuais do Brasil. Ama a simplicidade, a ociosidade criativa, a vida, a beleza e a poesia; ama as coisas que dão alegria, a natureza e a reverência pela vida; ama também os mistérios, bem como a educação como fonte de esperança e transformação; ama todas as pessoas, mas em um carinho muito especial pelos alunos e professores; ama Deus,mas tem sérios problemas com o que as pessoas pensam ou dizem a Seu respeito; ama crianças e filósofos – ambos têm algo em comum: fazer perguntas.
2 de julho – Independência da Bahia
Dois de julho: Independência do Brasil (na Bahia)
Paulo Costa Lima*
Nasce o sol a dois de julho
Brilha mais que no primeiro
É sinal que neste dia
Até o sol, até o sol é brasileiro...
Brilha mais que no primeiro
É sinal que neste dia
Até o sol, até o sol é brasileiro...
Nunca mais, nunca mais o despotismo
Regerá, regerá nossas ações
Regerá, regerá nossas ações
Poucas pessoas fora da Bahia conhecem a força do 2 de julho. É uma falha enorme de informação histórica, pois trata-se do processo de independência do Brasil, e não da independência da Bahia, como até hoje muita gente fala. Uma coisa é dar o grito do Ipiranga, outra coisa é garantir pleno domínio sobre o território nacional.
Entre as duas pontas, uma guerra. A guerra da Bahia, onde brilhou o heroísmo popular, além de lideranças como Labatut, Lima e Silva, João das Botas, Maria Quitéria, entre tantos outros. Em carta a José Bonifácio, Labatut registra: "Nenhum filho de dono de engenho se alistou para lutar". A consciência da possibilidade de uma nação surgiu de baixo.
Foram meses de luta, batalhas em diversos pontos do Recôncavo Baiano, sendo a mais famosa a de Pirajá, onde segundo consta, o corneteiro Lopes decidiu a vitória tocando 'avançar' quando havia sido instruído para fazer o contrário. Vitória brasileira.
Que espécie de sol é esse - 'brilha mais que no primeiro'? Que espécie de chamado convoca e reúne cerca de 500.000 pessoas em Salvador a cada 2 de julho, há 184 anos, em torno de um cortejo, que na verdade é espelho vivo de nós mesmos, uma construção existencial baiana, encontro e pororoca de atitudes culturais as mais distintas?
...........................................................................................................................
...........................................................................................................................
Na verdade, na verdade, o mais bonito é pensar que o 2 de Julho é o nosso destino, e que certamente um dia estaremos plenamente à altura da força e dignidade que evoca e constitui.
*Paulo Costa Lima é compositor, professor da Escola de Música da UFBA.
www.myspace.com/paulocostalima - http://www.paulolima.ufba.br/
www.myspace.com/paulocostalima - http://www.paulolima.ufba.br/
domingo, 1 de julho de 2012
Possibilidades e vantagens do uso do blog na educação
Diferentes pesquisadores tem se preocupado em
analisar e descrever as possibilidades de uso dos weblogs na educação.
[...] os professores podem propor a criação de um
blog para discutir livros lidos, expor suas ideias sobre determinados assuntos,
escrever e discutir sobre notícias diárias e criar projetos em grupo, entre
tantas outras. Para Barros, (2005) os blogs representam uma excelente
oportunidade para educadores promoverem a alfabetização através de narrativas e
diálogos. As características dos blogs, como o espaço personalizado que
fornece, e os links dentro de uma comunidade on-line, criam um excelente
contexto de comunicação mediada por computador para expressão individual e
interações colaborativas no formato de narrativas e diálogos.
Apontando a necessidade de que alunos utilizem
espaços reais de uso da linguagem escrita, Bull (2003), argumenta que os blogs
ao apresentarem espaços limitados, obrigam os estudantes a condensarem seus
textos e demonstrarem como pensam enquanto trabalham como leitores ou
escritores. [...] apresentam ainda, algumas características instrutivas de um
blog: a economia, pois nos blogs se exige precisão e comunicação de idéias, de
forma específica; os comentários estimulam o compartilhamento e a revisão por
parte dos leitores e dos escritores., que dão início a um processo de
comunicação interativa; o imediatismo, pois tão logo se publica algo em um
blog, ele aparece na rede , o que inicia o sistema de comentários e respostas e
ainda, a
participação ativa, já que o blog proporciona a oportunidade de discutir temas
de sala e
aula, complementando-os, pensando sobre o assunto, e respondendo, o que induz uma
maior participação de todos os estudantes.
[...] os espaços de escrita eletrônica podem ampliar
a motivação e ensinar habilidades do mundo real, como a narração de histórias,
que eles denominam como narrablogs, o que oferece aos estudantes a
possibilidade de verificar como trabalham os escritores, mas também é uma forma
menos exigente para que os alunos se empenhem na criação de textos.
Leia mais....
Assinar:
Postagens (Atom)