Diferentes pesquisadores tem se preocupado em
analisar e descrever as possibilidades de uso dos weblogs na educação.
[...] os professores podem propor a criação de um
blog para discutir livros lidos, expor suas ideias sobre determinados assuntos,
escrever e discutir sobre notícias diárias e criar projetos em grupo, entre
tantas outras. Para Barros, (2005) os blogs representam uma excelente
oportunidade para educadores promoverem a alfabetização através de narrativas e
diálogos. As características dos blogs, como o espaço personalizado que
fornece, e os links dentro de uma comunidade on-line, criam um excelente
contexto de comunicação mediada por computador para expressão individual e
interações colaborativas no formato de narrativas e diálogos.
Apontando a necessidade de que alunos utilizem
espaços reais de uso da linguagem escrita, Bull (2003), argumenta que os blogs
ao apresentarem espaços limitados, obrigam os estudantes a condensarem seus
textos e demonstrarem como pensam enquanto trabalham como leitores ou
escritores. [...] apresentam ainda, algumas características instrutivas de um
blog: a economia, pois nos blogs se exige precisão e comunicação de idéias, de
forma específica; os comentários estimulam o compartilhamento e a revisão por
parte dos leitores e dos escritores., que dão início a um processo de
comunicação interativa; o imediatismo, pois tão logo se publica algo em um
blog, ele aparece na rede , o que inicia o sistema de comentários e respostas e
ainda, a
participação ativa, já que o blog proporciona a oportunidade de discutir temas
de sala e
aula, complementando-os, pensando sobre o assunto, e respondendo, o que induz uma
maior participação de todos os estudantes.
[...] os espaços de escrita eletrônica podem ampliar
a motivação e ensinar habilidades do mundo real, como a narração de histórias,
que eles denominam como narrablogs, o que oferece aos estudantes a
possibilidade de verificar como trabalham os escritores, mas também é uma forma
menos exigente para que os alunos se empenhem na criação de textos.
Leia mais....
Nenhum comentário:
Postar um comentário