domingo, 22 de julho de 2012

Internet – um novo espaço de aprendizagem na formação do professor 1




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[...] Nós utilizamos a expressão tecnologias intelectuais que compreendem desde a linguagem oral até os suportes informáticos mais sofisticados. Essas tecnologias vêm mudando a forma dos sujeitos pensarem, aprenderem e amarem. Na perspectiva de Lévy
elas modificam e ampliam as funções cognitivas do sujeito, transformando a ecologia cognitiva. Logo, os projetos que participamos e desenvolvemos  avançam um pouco em torno do que é proposto pelas políticas públicas, nos projetos financiados pelo BIRD e Banco Mundial e coordenados pela Secretaria de Ensino a Distância do MEC (vide PROINFO, TV. Escola, Salto para o futuro)
Como contextualizar esse discurso teórico com a prática, com a nossa realidade? Esse é o nosso desafio constante. A cada dia construímos/reconstruímos nosso fazer pedagógico, a partir da escuta de diferentes interlocutores, teóricos, professores, alunos, enfim autores/atores do processo de ensinar e aprender.
Construir algo novo implica em perdas, medos, resistências, em luto. Construir um significado para tecnologia que vai além de posturas apocalípticas ou integradas, tecnofóbicas ou tecnófilas, mas uma postura crítica, capaz de reconhecer as possibilidades e os limites, aspectos positivos e negativos da presença das tecnologias na nossa sociedade. Se essa presença massifica, aliena, gera desemprego estrutural, acirra as desigualdades sociais, o melhor caminho não é engrossar a fileira dos neo-luditas, mas conhece esse novo, apropria-se dele e construir novas trilhas, novos espaços de aprendizagem. Esse tem sido nosso desafio.

Leia o artigo na íntegra.Clique aqui.



1 ALVES, L. R. G. Internet- um novo espaço de aprendizagem na formação do professor pesquisador In: Seminário Internacional de Pesquisa, 1999, Salvado


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