quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Formação encerra atividades de 2012 do Pacto pela Educação no pólo das DIRECs 4 e 29


 
Professor Clovis Ezequiel -Diretor da Direc 04 e
 professora Carla Quadros
Nos dias 06 e 07 de novembro os professores multiplicadores do Pacto com os Municípios na DIREC 4 se reuniram no auditório do Antonius Imperial Hotel, em Santo Antonio de Jesus, para participarem da última formação do ano. Com clima de encerramento, dinâmicas, música, avaliações e palestras emocionantes marcaram os dois dias.

“Esta é um momento de consagração. Consagração para fazer valer a boniteza desse sonho de fortalecer a educação de nossas crianças. Eu tenho certeza que já ganhamos muito. Já vamos iniciar 2013 com muitas vitórias”, afirmou a professora Márcia Mendes, multiplicadora estadual do Pacto. Durante os dois dias, os professores apresentaram trouxeram os resultados das vivências e ações do Pacto promovidas nas escolas.

As palavras ditas na formação foram recheadas de emoção. As palestras do professor Jorge Araújo e da professora Carla de Quadros, somadas à música e poesia do artista Levi, encantaram os multiplicadores. “Rememorar é revisitar o passado com o propósito de mudar o presente”, disse Carla que mostrou aos demais professores como os dados de memória podem contribuir para a formação profissional deles e provocar interfaces capazes de melhorar o desempenho em sala de aula.

O Pacto – Esta parceria do Governo do Estado com os municípios surge com o objetivo de fortalecer a educação pública nas escolas da Bahia. A necessidade surgiu devido à baixa colocação da Bahia nos índices de avaliação da educação. O Pacto pela Educação possui uma lista com os dez compromissos a serem cumpridos pelo Estado e pelos municípios que aderiram com o objetivo de fortalecer o ensino público na Bahia em todas as redes. O primeiro e principal compromisso do Pacto é alfabetizar todas as crianças até oito anos de idade.

É neste primeiro compromisso que se encontra o Pacto. Como as séries iniciais são responsabilidade dos municípios, o estado se compromete em realizar as formações necessárias para que o primeiro compromisso possa ser atingido com êxito. “A possibilidade de renovação e qualificação constante é sempre muito importante na Educação. O Pacto com os Municípios já valeu e ainda valerá muito a pena”, destacou o professor Clovis Esequiel, diretor da DIREC 4.
As professoras Maria Helena Oliveira Santana e Rita de Cássia Vieira Matos participaram do Projeto prestando orientação e tirando as dúvidas com relação ao ambiente AVA visando garantir a participação dos professores  nas atividades de formação.(acréscimo nosso)

Fonte: Daiane Dória
Ascom/ DIREC 4

Nenhum comentário: